top of page
Featured Posts
Recent Posts

Um ano na estrada - Balanço Geral

Dia 15 de novembro de 2016 comemoramos o nosso primeiro ano vivendo na estrada! Essa data representa um marco para nós pois é um sinal de que nossos planos iniciais funcionaram e, por isso, estamos muito felizes. Para contar um pouquinho sobre como foi esse ano de viagem, resolvemos fazer aqui um resumo das muitas coisas que aprendemos, vimos e vivenciamos.


1- O ser humano se adapta - É incrível observar a capacidade de adaptação que temos. Para nós isso ficou muito claro quando, logo na primeira semana vivendo no carro, já estávamos confortáveis com a rotina de viagem como se tivéssemos vivido assim desde pequenos. Também percebemos que existem pessoas vivendo em realidades e condições diversas e, sim, elas estão felizes apesar das aparentes dificuldades que enxergamos em um primeiro momento. Essa reflexão é bacana pois muitas vezes deixamos de fazer algo por medo das mudanças que isso implicaria em nossas vidas, quando, ao contrário, deveríamos buscar essas mudanças a fim de tornar nossa vida mais dinâmica e cheia de aprendizados. Acredite, em pouco tempo você estará acostumado a sua nova realidade, seja ela qual for.


2- As pessoas gostam de ajudar - Essa foi mais uma feliz constatação que fizemos, mesmo antes de sair para a viagem, e que nos deixou com os corações plenos de alegria. As pessoas ficam felizes quando têm a oportunidade de ajudar alguém que necessita. Vivemos isso na pele em muitos momentos, quando tivemos problemas com o carro, quando precisávamos de um lugar para passar a noite em segurança ou simplesmente uma ajuda para localizar um caminho. Fazer parte positivamente da vida de alguém é algo extremamente satisfatório. Por isso, aprenda a receber esses gestos de solidariedade e pratique-os também.


3- A América Latina é unida por suas semelhanças - Passamos por treze países latinoamericanos e pudemos perceber quanta coisa eles têm em comum. Apesar de algumas diferenças culturais, guardamos muitas semelhanças em diversos aspectos: língua, comida, estrutura social, arquitetura, crenças, economia, etc. É interessante perceber que cada país é apenas uma extensão dos demais e que podemos encontrar um fio de continuidade em todo esse imenso território. Infelizmente um importante ponto em comum são os governos corruptos e dificuldades que a maioria da população desses países enfrenta. Mas estar entre hermanos é delicioso!


4- Nosso planeta é berço de belezas maravilhosas - Adoramos estar na natureza e grande parte do tempo de nossa viagem foi dedicado a estar em lugares ao ar livre, acampando e explorando a vida selvagem. Somos muito felizes por ter tido a chance de experienciar essa proximidade com aquilo que a Terra tem a nos oferecer. Sem dúvida, somos privilegiados por tamanha diversidade e beleza. Montanhas imensas, glaciais, florestas ricas em vida, oceanos, lagos e rios de diversas cores e tipos, vulcões, animais... Sem dúvida esse é um patrimônio pelo qual deveríamos ser eternamente gratos.


5- A saudade de casa sempre vai estar ali, guardadinha - Por mais que estejamos amando viver essa viagem, a saudade do Brasil vira e mexe aparece. Às vezes na forma de um desejo de comer um pão de queijo, uma banana prata, tomar um açaí. Às vezes pelo coração apertado por querer estar perto da nossa família e amigos. E, não adianta, sempre encontraremos coisas que nos farão pensar que "lá no Brasil isso é mais gostoso". Alguém aí pode nos enviar dois pastéis com caldo de cana, por favor?


6- Não precisamos de coisas materiais para ser felizes - Mais um grande aprendizado que tivemos foi de que precisamos de pouquíssimas coisas para viver bem. Começou quando ainda estávamos no Brasil e vendemos grande parte de nossas coisas para fazer um dinheirinho para a viagem e se confirmou durante esses doze meses, durante os quais não sentimos falta de nada e, ainda, sentimos que tínhamos coisas demais dentro do nosso carro. Essa consciência nos faz repensar o modo de vida a que somos acostumados. Aqui nos Estados Unidos, principalmente, isso tem ficado muito evidente. O consumo aqui é fácil e a maioria das pessoas tem acesso a tudo, mas é muito legal percebe que por livre espontânea vontade você está feliz com pouco.


7- A rotina não é vilã, ela é uma grande aliada - Vira e mexe ouvimos as pessoas dizerem que a rotina cansa e faz a vida ficar chata. Mas percebemos que, mesmo em uma vida sem rotina necessitamos de um padrão mínimo para as coisas funcionarem bem. Saber mais ou menos o que precisa ser feito ajuda a organizar - e aproveitar - melhor o tempo e pode ser bem útil quando se está na estrada. Conseguimos distribuir bem as tarefas e adequar a nossa rotina aos lugares em que estávamos em função de alguns fatores como clima, horário do por do sol, se era uma cidade ou campo, etc. Sempre tentávamos manter um padrão a fim de manter os nossos hábitos de alimentação, sono e necessidades fisiológicas e achamos que isso nos ajudou a manter a saúde em dia durante a viagem.


8- Suas maiores preocupações antes de partir serão os seus menores problemas durante a viagem - Antes de sairmos tínhamos um monte de dúvidas e medos. Nos preocupávamos com segurança, com fronteiras, com policiais corruptos, com a possibilidade de ficarmos doentes, com o carro quebrar... De fato, algumas dessas coisas aconteceram, mas nem de longe representaram grandes desafios como pensávamos. Com o tempo, fomos aprendendo a relaxar mais e ganhando confiança de que, de alguma forma, as coisas se resolvem. Nesse sentido, a vida do viajante é muito parecida com a vida cotidiana. Tendemos a sofrer com antecedência por problemas que nem sabemos se vão existir, criamos grandes dragões com os quais pensamos que teremos que lutar e, quando eles se aproximam de nós, nos damos conta de que é apenas uma lagartixa. Pensar nisso nos dá mais segurança para seguir rumo ao desconhecido e enfrentá-lo com confiança. O melhor sempre ainda está por vir!


9- Sorriso, simpatia e humildade abrem muitas portas - Não importa onde você está, qual língua você fala ou em que situação você se encontra, ser uma pessoa simpática e agradável sempre resultará em bons frutos. Mesmo nos locais em que nos sentimos mais "estranhos", conseguimos nos comunicar e fazer amizades. Em momentos em que nos sentimos inseguros buscamos nos aproximar das pessoas locais e nos inserir no contexto delas. Povos com fama de frios nos surpreenderam por sua generosidade. Ria de si mesmo, demonstre que está ali em paz, sorria e corra pro abraço!


10- Respeitar é mais importante do que entender - Conviver com realidades distintas nos faz refletir sobre nossas crenças e (pré)conceitos. Às vezes é difícil não julgar algo de acordo com o que conhecemos como certo ou errado, mas, afinal, existe certo e errado? Tudo é questão de paradigmas e depende muito do local, da época e da circunstância em que está inserido e nossa melhor reação será sempre a de respeitar no lugar de tentar entender. Esse aprendizado vale para tantas coisas em nossas vidas e evita muito sofrimento também, então, bora colocar em prática!


11- Aprendemos mais em um ano de estrada do que em alguns anos em São Paulo - Acho que se pudéssemos resumir nossa viagem em uma palavra, ela seria aprendizado. Desde quando o projeto Livre Partida começou, dois anos e meio antes de nossa partida, já começamos o nosso processo de aprendizagem. Línguas, mecânica, marcenaria, hidráulica, empreendedorismo, comunicação, finanças, geografia, história, culinária, economia, relacionamento... São tantas coisas que entram nessa bagagem que é difícil fazer cabê-las em nosso carro. Viajar é estar em contato constante consigo mesmo e com o mundo ao seu redor, não existe um dia sequer em que você não seja desafiado de alguma forma, lidar com imprevistos se torna uma constante e você nunca sabe o que encontrará no próximo dia. É uma sensação indescritível de frio na barriga eterno, uma mistura de conforto e desconforto, momentos de pânico que convivem de mãos dadas com a alegria e gratidão eternas. Esses doze meses de estrada nos mostrou tantas coisas que é impossível resumir em um texto com alguns itens!


Esperamos que nosso depoimento possa trazer um pouquinho do que vivemos nessa jornada a você que nos acompanha, nos faz companhia e nos motiva a continuar explorando esse mundão. Estar nas redes sociais expondo tudo o que vivemos é mais um desafio que temos e que estamos adorando. Aprender com nosso público também é parte da viagem e esperamos que você continue aí do outro lado da telinha vibrando conosco e participando dessa aventura.


Aguarde porque vem muito mais por aí!

Follow Us
Nenhum tag.
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page