top of page
Featured Posts
Recent Posts

Diário de bordo 23 - 7 a 29 de agosto - Canadá e Alaska


Saímos da casa de nossos novos amigos para cruzar a fronteira com o Canadá e essa foi a mais fácil de todas as fronteiras. Simpático e tranquilo, em menos de cinco minutos o policial nos deu as boas vindas ao nosso último país das Américas.


Empolgados, passamos pela linda cidade de Vancouver, que deixou um gostinho de quero mais: moderna e cheia de gente jovem, uma atmosfera gostosa no ar. Na primeira noite no Canadá acampamos em uma montanha e dali seguimos por caminhos lindíssimos que nos conquistaram rapidinho... Esse parece ser um país bem gostoso de viver.

E assim foi nosso caminho por cerca de oito dias, tempo que demoramos para cruzar o Canadá de sul a norte, muitos lugares bacanas para acampar (de graça), geralmente à beira de lagos e um clima super agradável. Parece o lugar feito para quem gosta de acampar e vida ao ar livre! Percorremos grande parte da lendária Alaska Highway (tivemos nosso vidro quebrado duas vezes por pedras e vimos 3 ursos pretos da janela do carro) e finalmente chegamos na tão esperada placa "Welcome to Alaska"! A fronteira final estava bem ali!


Foram nove meses de viagem, percorrendo do extremo sul do continente até ali, a última fronteira, uma emoção indescritível. No entanto, rapidinho nossa alegria foi embora quando o policial da fronteira dos USA disse que não nos deixaria entrar... Uma confusão na hora de responder a uma pergunta e ele já queria acabar com nossa felicidade. Mas tudo se resolveu e finalmente estávamos ali, no tão sonhado Alaska.


Decidimos começar a conhecer o estado pelo sul e nos dirigimos a Valdez, passando por lindos caminhos, glaciares, cachoeiras e montanhas. O clima não estava muito bom por lá, mas conseguimos curtir alguns dias de free campings e muitas paisagens legais.

Passamos também por Anchorage e por Seward, onde fizemos um passeio de barco para observar os animais marinhos e os icebergs da costa da Península de Kenai. Foi bem bonito, mas o clima no litoral realmente não estava nos ajudando, muito nublado e chuvoso, exceto por um belo fim de tarde que presenciamos em Anchorage.

Começamos então a subir em direção ao Denali National Park, o mais importante do Alaska e onde encontramos com os amigos Luciene e Walfredo, da família Kumm, e conhecemos o Linho e a Vane, dos Caçadores de Sonhos. Foi um delicioso encontro de overlanders, uma verdadeira festa brasileira! Passamos dois dias bem gostosos ali com eles e também fizemos um passeio para conhecer o parque, que, por ser um lugar que concentra vida selvagem, não permite a entrada de carros na maior parte de seu território. Foi um passeio muito bonito, pudemos ver de perto muitos animais em seu habitat natural: moose, caribou, lince, carneiro montanhês... Tudo emoldurado por paisagens maravilhosas e coloridas, vegetação e montanhas.

Saímos encantados pela beleza selvagem do parque! Saindo do Denali já começamos a nos dirigir aos nossos últimos dias no Alaska. Fizemos a parada obrigatória no ônibus mágico, aquele em que foi filmado o filme Into the Wild, e fizemos nossas fotos oficiais.

Passamos uma noite acampados na casa do Cláudio, brasileiro que vive em Fairbanks e que nos brindou com deliciosos pães de queijo, e dali seguimos a North Pole, cidadezinha que é a morada oficial de ninguém mais, ninguém menos que Santa Clauss. Sim, o verdadeiro Papai Noel tem sua casa ali, nessa pequena cidadezinha e nós pudemos conhecê-lo.


Foi nessa noite que nossos pedidos de Natal se anteciparam e pudemos observar uma maravilha da natureza: a Aurora Boreal. Acordamos no meio da noite na esperança de ver as luzes no céu e, para nossa alegria, foi exatamente o que aconteceu! Por quase duas horas ficamos ali, embasbacados com a beleza desse fenômeno, as luzes verdes dançando, hora fortes, hora mais fracas e, de repente, brilhavam mais. Foi de perder o fôlego.

E assim nos despedimos desse lugar mágico que nos encantou de muitas maneiras, o Alaska vai ficar para sempre em nossos corações.


No caminho de volta já pudemos perceber o verão se despedindo: a vegetação vai trocando de cores, entram em cena o amarelo, o laranja e o vermelho, deixando tudo ainda mais lindo.


No próximo capítulo contaremos um pouco sobre alguns parques nacionais do Canadá e dos Estados Unidos. Até lá!

Follow Us
Nenhum tag.
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page