top of page
Featured Posts
Recent Posts

Sul do Brasil de carro


Quando pensamos em fazer turismo no Brasil muito se fala das praias, principalmente do nordeste com suas águas claras e quentes; ou da exótica Amazônia. No entanto, o sul do Brasil nos surpreendeu por sua diversidade de belezas naturais e culturais que são, no geral, pouco conhecidas e divulgadas.


Para seguir o nosso roteiro inicial percorrendo do sul ao norte das Américas, decidimos deixar o Brasil pelo seu ponto mais ao sul: o famoso Chuí. Para isso percorremos os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e amamos tudo o que encontramos. No Paraná estivemos apenas em Curitiba, cidade com pessoas acolhedoras e uma vida agitada e moderna. Vale a pena conhecer a capital que é referência para todo o país em diversos sentidos.


Em Santa Catarina passamos pelas belas praias de Balneário Camboriú, onde recomendamos a rota inter praias, que te leva a diversas praias pequenas e mais vazias, de areia branca e mar azul (e gelado!). Logo depois você chegará a Florianópolis, uma das cidades litorâneas mais famosas e bonitas do Brasil. Em Florianópolis há uma enorme quantidade de praias a se conhecer, algumas mais badaladas e outras mais tranquilas, como é o caso da Rio Vermelho, verdadeiro paraíso quase deserto e belíssimo. É recomendado estar em Florianópolis de carro, já que as praias são distantes umas das outras e fica difícil conhecer muita coisa de outra forma. Se você quer agito em restaurantes e bares o lugar a visitar é o centro, que concentra uma quantidade enorme de estabelecimentos e tem bastante movimento o dia todo. Durante o dia as pessoas se exercitam na orla ao longo da baía e, à noite, se encontram no belo visual das pontes iluminadas que ligam a ilha ao continente.


Descendo um pouco mais pelo litoral há uma enorme diversidade de praias a se conhecer, como Guarda do Embaú, Garopaba, etc. Trata-se de uma região badalada por jovens e surfistas durante todo o verão. No entanto, não é só o litoral de Santa Catarina que tem os seus encantos. Entrando um pouco para o interior você encontra a incrível Serra Catarinense, com atrativos naturais e, muitas vezes, radicais. Seguindo na direção do município de Urubici você passará pela Serra do Corvo Branco, uma pequena estrada recomendada aos que gostam de aventura. Para começar, o acesso a ela está em obras há um bom tempo e isso gera um verdadeiro rallie em estradas de terra, pedra e lama. Recomendamos o passeio apenas para veículos 4x4. Ao chegar na serra você se depara com um paredão de rochas altíssimo, cortado por uma pequena estrada tão estreita quanto o seu carro e com curvas fechadas em plena ribanceira! Uma verdadeira prova de fogo aos motoristas. Em Urubici existem muitas opções de passeios, seja com vistas panorâmicas da região, cachoeiras e até mesmo grutas. Separe uns três ou quatro dias para conhecer essa pacata cidade que nos encantou.


Urubici também é ponto de partida para se chegar a uma famosa estrada brasileira, a Serra do Rio do Rastro, conhecida por suas curvas "cotovelo" e belíssima vista da serra catarinense. Esse é um passeio imperdível por sua beleza, não somente da serra mas de toda a região lá em baixo, que reúne pequenas cidades e leva até o município de Praia Grande, já na divisa com o Rio Grande do Sul. De Praia Grande você tem acesso à serra que te leva a Cambará do Sul, pequena cidade que reúne alguns dos belos Cânions do Sul. No Parque Nacional de Aparados da Serra fica o cânion Itaimbezinho e, fora do parque, você pode visitar o cânion Fortaleza. Ambos têm vistas de tirar o fôlego, seja pela beleza de suas curvas, por seu tamanho que impressiona, ou simplesmente por estar ali em meio à natureza e sua força.


Ainda na Serra Gaúcha existem várias pequenas cidades super charmosas. Prepare-se para o frio mesmo durante o verão e visite Canela e Gramado, apenas para citar as mais famosas, que também reúnem muita beleza natural, apesar de serem mais organizadas para o turismo.


Para quem gosta de praia, o litoral gaúcho não guarda tantas preciosidades, mas não podemos deixar de citar um dos lugares que mais nos encantou em toda a nossa passagem pelo sul do Brasil: o Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Localizado no pequeno município de Mostardas, o parque reúne enorme diversidade de animais e te convida a desfrutar de um contato intenso com a natureza. O acesso é feito pela praia, rodando cerca de 40 km pela areia você chega à barra da lagoa, local onde a grande lagoa se encontra com o mar, proporcionando o ambiente ideal para diversas aves, entre elas os belíssimos flamingos. Na enorme dimensão do parque você cruza pouquíssimas pessoas e a sensação é de estar sozinho em meio aquele ambiente tão diferente.


Foi uma linda experiência antes de nos despedirmos do Brasil rumo ao Uruguai!

Follow Us
Nenhum tag.
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page