top of page
Featured Posts
Recent Posts

Diário de bordo 10 - 15 a 23 de janeiro – O incrível parque nacional Torres del Paine


Quando saímos de Ushuaia decidimos ir logo em direção a Torres del Paine e, para agilizar o caminho, dormimos em um posto de gasolina na fronteira com o Chile para, no dia seguinte, pegar a balsa e seguir para para Punta Arenas. Na verdade, passar por esta cidade não estava nos nossos planos, mas tivemos que desviar o caminho pois o último posto que paramos estava sem combustível e não tínhamos o suficiente para o trajeto original. No fim deu tudo certo e ficamos uma noite na simpática e badalada cidade do extremo sul chileno, que durante muitos anos foi o ancoradouro obrigatório de todos os navios que faziam as rotas entre os oceanos Atlântico e Pacífico, ligando as costas leste e oeste das Américas. Na época ainda não existia o Canal do Panamá e a única opção possível era contornar a Terra do Fogo, utilizando os canais fueguinos para evitar o mar extremamente tempestuoso da região antártica. E então rumamos para a gostosa cidade de Puerto Natales que é o ponto de partida para quem vai ao Parque Nacional Torres del Paine.

Optamos, pela primeira vez na nossa viagem, ficar em um hostel para conseguir subir o quarto episódio no nosso canal do Youtube. Após uma boa noite de sono seguimos para o um dos parques mais famosos do mundo por aqueles que amam trekking e beleza natural. Realmente Torres del Paine é inacreditável! Um paraíso perdido e destacado do resto do mundo que ganhou o posto de melhor lugar que já fomos até agora na nossa expediçñao. O parque conta com belezas naturais muito características dessa região, como formações rochosas diferenciadas, lagos com águas limpas e de colorações distintas, animais diversos, pessoas extremamente interessantes de todos os lugares do mundo. É possível encontrar opções baratas, como campings gratuitos, ou mais caras como hotéis luxuosos, passeios a cavalo e helicóptero. Se você visita o parque, consegue ver muita coisa linda sem sair do carro, mas as coisas mais incríveis só podem ser presenciadas por aqueles que se aventuram nas longas trilhas dos percursos “W” e “O”, que são caminhadas de muitas horas, de níveis médios e difíceis.

Optamos fazer o percurso “W” que exige 4 dias de caminhada, por cerca de 8 horas por dia e uma média de 16 km diários de muito esforço e deslumbramento. Essa opção nos proporcionou experiências inacreditáveis, a cada passo dado era um choque de belezas surpreendentes, além de sempre topar com lebres, raposas, pássaros, condores entre outros animais e humanos das mais diversas línguas que o seu cérebro pode distinguir. No parque não há internet, a comida é cara, os passeios são longos e as pessoas sorriem o tempo todo, mesmo exaustas pelas intermináveis caminhadas. Portanto, se for visitar este paraíso, leve bastante comida fácil para as trilhas, pouca bagagem, disposição e um belo sorriso no rosto. Tivemos muita sorte de pegar 5 dias de muito Sol.

Torres del Paine foi um lugar marcante e desafiador que nos levou ao limite de nossos esforços físicos e nos presenteou com algumas das mais belas paisagens que já pudemos ver. Sem dúvida ainda precisaremos de uns dias para assimilar tudo o que foi vivenciado nesse mundo paralelo. Agora, de volta à Argentina (depois de uma fila de três horas na imigração), vamos visitar o famoso glaciar Perito Moreno em El Calafate.


Em breve mais informações e imagens estarrecedoras.

Follow Us
Nenhum tag.
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page