top of page
Featured Posts
Recent Posts

Por que viajar de carro?


Decidimos fazer essa viagem de carro por entender que esse é o meio de transporte que mais nos dá liberdade para explorar e vivenciar cada lugar. Estando de carro podemos ir aos lugares que queremos, ficar o tempo que decidimos e, ainda, ter a nossa casa sempre ali disponível. Trata-se de uma forma de aliar a experiência da vida local com a mobilidade que desejamos.


Com qual carro viajar


O carro que estamos utilizando em nossa expedição é o Land Rover Defender 110, motor 300 Tdi. Escolhemos esse modelo por termos encontrado diversas pessoas que fizeram grandes expedições com ele e se mostraram bastante satisfeitas. Trata-se de um 4x4 robusto, espaçoso e com mecânica simples, ponto fundamental para quem precisará de manutenção em lugares diversos.


Além disso, os proprietários de veículos Land Rover formam uma verdadeira comunidade que se estende pelo mundo todo e compartilha de um espírito de ajuda e amizade que nos cativou. Graças ao Monstro, já nos conectamos com pessoas de lugares diveros que têm em comum a paixão por seus veículos.


Durante a viagem o Monstro será mais do que o nosso meio de transporte. Ele será também a nossa casa, o cantinho que escolhemos para chamar de lar enquanto estivermos vivendo de forma nômade. Para que isso seja possível, foram necessárias uma série de adaptações e melhorias, o que fez com que o nosso maior investimento antes de partir tenha sido com o carro.



O que fizemos para transformar o carro em uma casa sobre rodas


- em primeiro lugar investimos em uma boa revisão da parte mecânica: foram trocadas muitas peças para deixá-lo como novo;

- instalamos uma barraca de teto que será o nosso quarto;

- colocamos um guincho com capacidade de 12000 lbs para nos tirar de um eventual atolamento ou para ajudarmos pessoas atoladas no meio do caminho;

- adicionamos um sistema de energia elétrica para alimentar nossa casa através de uma bateria extra independente de 115 amperes;

- retiramos todos os bancos de passageiros e utilizamos o espaço interno para a colocação de armários;

- trocamos os bancos da frente por uns mais novos e confortáveis;

- investimos em uma geladeira automotiva com compressor e em um fogão a gasolina;

- construímos um sistema de água com capacidade de 70 litros;

- utilizamos o espaço do bagageiro para carregar equipamentos;

- instalamos um galão extra de diesel;

- luzes internas e externas para acampamento.


Contamos ainda com um chuveiro portátil, mesa, cadeiras e todos os acessórios necessários para o dia-a-dia. Dessa forma, buscamos economizar com hospedagem e temos o conforto de nos sentirmos em casa mesmo estando cada hora em um lugar diferente.


O transporte do carro entre continentes


Uma pergunta muito frequente quando falamos sobre a nossa viagem de carro é sobre como vamos fazer quando tivermos que atravessar o oceano para chegar a outro continente. Quando isso acontecer, o carro terá que ser despachado em um navio de carga, dentro de um container, e nós faremos o percurso de avião. A travessia demora alguns dias e o processo pode ser um pouco burocrático, o que fará com que durante esses períodos tenhamos que viajar no estilo mochilão.


A burocracia para entrar de carro em outros países


Outra pergunta que sempre nos fazem é a respeito da burocracia encontrada nas fronteiras, para entrar com o carro em países diferentes. Na maior parte das vezes o processo é simples e não demanda grandes esforços. Basta apresentar os documentos exigidos na fronteira - em alguns casos paga-se uma taxa ou um seguro obrigatório - e pronto, está feito o processo de importação temporária do veículo.

Em alguns países é exigido um documento chamado Carnet de Passage en Douane, uma espécie de passaporte do carro. Para conseguir esse documento é necessário pagar uma taxa e ele serve como garantia de que o bem não será comercializado dentro do país. Como os países que o exigem ficam na África e Ásia, não estamos nos preocupando com isso ainda.


Outra preocupação frequente é a respeito do seguro do carro. Não existe um seguro com cobertura internacional tão abrangente, portanto o carro não será segurado durante a viagem, no entanto, em alguns países, é exigido um seguro básico contra terceiros para poder entrar com o veículo no país.


Follow Us
Nenhum tag.
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page