top of page
Featured Posts
Recent Posts

Uma pequena expedição para a Chapada dos Veadeiros GO

Para nos prepararmos para a grande viagem pelo mundo, temos feito algumas viagens pelo Brasil. No último mês estivemos na Serra da Canastra, Florianópolis e agora na deslumbrante Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Tem sido fundamental viajar com o Monstro, acampando, aprendendo como é a vida na estrada e experienciando um pouco do que será a nossa vida daqui a alguns meses.


Escolhemos como ponto de partida para essa viagem um final de semana em que participaríamos de um curso com o educador DeRose em Brasília, portanto esse era o nosso primeiro destino. A viagem até a Capital Federal é longa, são cerca de 1.100 km desde São Paulo e, para poder viajar com tranquilidade, dividimos o percurso em dois dias. No caminho, duas paradas: Ribeirão Preto, onde participamos de um evento na livraria Fnac, em que o Plácido demonstrou uma coreografia de técnicas corporais. Nossa segunda parada foi em Uberaba, no triângulo mineiro, onde fomos recebidos pelos amigos da Mari, Patrícia e Fellipe.



Partindo de Uberaba rumo a Brasília pudemos admirar a beleza do cerrado Brasileiro, em estradas que mais pareciam infinitas em meio a uma visão 360º do horizonte. Em um ponto do caminho, onde paramos para fazer umas fotos, nossa roda dianteira acabou se enroscando em um enorme fio de arame, o que deu um trabalhão para desenroscar.


Nossa primeira noite em Brasília foi um tanto peculiar! Depois de uma falha de comunicação que nos deixou sem o endereço de uma amiga que nos receberia em sua casa, decidimos fazer o nosso primeiro free camping urbano e abrimos nossa barraca estacionados em um estacionamento de um dos conjuntos habitacionais da Asa Norte. Digamos que foi inusitado para a vizinhança se deparar com um casal acampado em pleno DF.



De Brasília seguimos rumo à fazenda Vale Verde, de nossa querida amiga Juliana Dias, um delicioso oásis a 50 km de Brasília. Lá participamos do excelente curso com o educador DeRose, encontramos muitos amigos, desfrutamos de um dia maravilhoso e, para completar, o Plácido conquistou seu certificado de demonstrador internacional de coreografias do Método DeRose, um dos mais altos graus para um demonstrador. Foi um momento de muita emoção e alegria! Agora ele irá demonstrar seu talento pelo mundo todo.



No dia seguinte seguimos rumo à Chapada dos Veadeiros, acompanhados pelos amigos Mari e Rogério, que se candidataram a viver essa aventura com o Livre Partida. Nosso primeiro destino foi a catarata do rio dos Couros, a cerca de 20 km de São Jorge + 35 km de estrada de terra. A catarata é linda, o lugar estava deserto e isso nos encorajou a fazer mais um free camping, dessa vez em meio à natureza. Foi a oportunidade perfeita para testar nossas habilidades campistas e pra estar imersos no cerrado. A lua cheia tornou a nossa noite ainda mais especial.



Depois de nossa noite selvagem seguimos caminho rumo ao vilarejo de São Jorge, onde ficaríamos acampados. Antes paramos para conhecer as estonteantes cachoeiras das Almécegas I e II, um dos pontos altos de nossa viagem. As duas quedas são lindas e nas Almécegas II é possível curtir a cachoeira em meio às pedras, numa formação perfeita para quem gosta de passar o dia curtindo o sol e a água.



Em São Jorge, ficamos no camping Kalabura, um dos poucos que pôde abrigar o Monstro, já que seu tamanho e altura dificultam um pouco a nossa entrada. O camping é super legal, com cozinha e banheiro muito limpos e donos simpáticos. Recomendamos! O vilarejo é charmoso, com várias pousadas e campings, restaurantes acolhedores e uma atmosfera de muita tranquilidade. Vale a pena ficar hospedado ali para curtir um pouco o clima dessa comunidade que cuida da Chapada e ajuda a preservar suas belezas naturais. Vale ressaltar que a limpeza e organização dos pontos turísticos nos deixou impressionados, não encontramos nada fora do lugar ou depredado!



No terceiro dia de Chapada fomos conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, principal cartão postal da região. Dentro do parque é possível escolher entre duas trilhas: saltos e cânions. Escolhemos trilha dos Cânions, que nos levou a duas cachoeiras lindas e agradáveis de ficar: carioca e cânion II. Em ambas é possível se banhar e ficar nas rochas, o que permite um descanso energizante depois de cerca de 6 km de trilha (fácil, com trechos difíceis). Dentro do parque passamos o dia todo, vá preparado com lanchinhos, muita água, repelente, chapéu e protetor solar pois o sol do cerrado é implacável. Junho é a melhor época do ano para visitar a Chapada, pois as chuvas acabaram de cessar, portanto diminui muito o risco das famosas trombas d´água e a vegetação ainda está exuberante.



Nosso último dia na Chapada foi dedicado a conhecer o Vale da Lua, um local com uma formação rochosa bastante peculiar, que lembra a superfície lunar. Por ser feriado, a cachoeira estava lotada e acabamos seguindo para um segundo destino: o poço das esmeraldas. Numa fazenda ao lado do Vale da Lua, numa entrada um pouco antes, pela mesma estrada, encontra-se a Aldeia da Lua, uma pousada encrustada em meio à mata e que possui duas atrações: o poço das esmeraldas e a cachoeira do Cordovil. Trata-se de uma trilha difícil, não recomendada para iniciantes. No fim, chegamos apenas ao poço das esmeraldas, pois o acesso ao Cordovil seria ainda mais complicado. Um passeio lindo, nível hard core hehe.



A Chapada dos Veadeiros abriga uma área imensa, com mais de 600 cachoeiras, formações rochosas diversas, fauna e flora riquíssimas e um céu de tirar o fôlego. Para conhecer tudo isso seriam necessárias muitas visitas e a nossa tinha chegado ao fim. Agora deveríamos seguir viagem para mais dois dias de estrada de volta a São Paulo. Foram dias maravilhosos de contato com a natureza, perfeitos para recarregar nossas energias e para deixar a vontade de cair na estrada ainda maior.


Na viagem de volta, tivemos ainda o prazer de conhecer a Patrícia e o Monclair, simpático casal do projeto Família MonPat. Nos conhecemos pela internet pois eles também estão se preparando para uma viagem de volta ao mundo com os dois filhos. Foram muito queridos ao nos acolher em sua casa em Brasília. Adoramos conhecê-los! (www.familia-monpat.com) Fomos acolhidos novamente em Uberaba pela Pati e Fellipe e, ainda, no último dia de estrada, paramos para uma visita à família da Mari, que estava conosco. Em São Carlos gravamos uma pequena entrevista para o programa de TV local da Paula Chiavini.



Foram dias intensos de muito aprendizado, muitas emoções, acolhidas carinhosas, troca de experiências, contato com a natureza, amizade e muita felicidade. Temos certeza que a vida na estrada nos reserva grandes surpresas e essa foi uma pequena amostra do que está por vir. É indescritível a sensação de estarmos conectados a tantas pessoas e lugares e poder compartilhar isso com nossos seguidores é nossa forma de demonstrar nossa imensa gratidão. A cada um que participou dessa experiência, deixamos os nossos corações e portas abertas. Muito obrigado!


Follow Us
Nenhum tag.
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page